100 Frescuras - Carambola

, , Sem comentários
Fico um pouco revoltada quando dizem que eu sou fresca e não gosto de comer nada. Prefiro pensar que eu tenho um gosto refinado, tám?

Mas a verdade é que eu sou mesmo muito fresca para comida. Não ligo de pagar caro para comer (se eu tiver dinheiro, né, hehe), não ligo de atravessar a cidade para ir naquele restaurante novo que todo mundo está comentando e também não ligo de comer na barraquinha de cachorro quente da esquina... desde que esses lugares sirvam comida boa. E quando digo "comida boa" quero dizer "comida que eu gosto". E aí você já pode eliminar do cardápio: mel, tudo que é agridoce, todas as bebidas alcoólicas, fígado, feijão, café, tomate, pimentão, chuchu, mamão, ervilhas... na verdade, pode eliminar todas as verduras e frutas, só por precaução. Me mate, mas não me faça comer uma cebola. Não estou brincando.

Para não ser completamente injusta, como alface, cenoura, pepino, batata (AMO batata!), banana, maçã (que seja suculenta e não esfarele) e... é, bem... isso é tudo. Frutas eu gosto mais em suco do que a fruta mesmo. Adoro suco de abacaxi, mas não curto muito comer o abacaxi, e assim por diante.

Mas você não pode falar coisa alguma de mim, quiridinho. Eu sei que você também tem as suas frescuras culinárias. Seja por não curtir o gosto de alguma coisa, a textura, o cheiro ou até porque engorda, você tem suas restrições alimentares também. Não sejamos hipócritas, ok? A única razão para não comer algo e não ser chamado de fresco, é se você tiver alguma doença ou limitação do seu organismo. Não como carne porque bichinhos, não como doces porque engorda, não como frutos do mar porque nojinho... vocês são todos tão frescos quanto eu. E viva a frescura!

Mas, para ser sincera, tenho muitos preconceitos também. Nunca nem experimentei várias coisas só porque "berinjela tem uma aparência nojenta, já comi coisas parecidas antes e elas eram ruins, então, não vou comer berinjela" ou "goiaba tem um cheiro esquisito e tem aquele bicho da goiaba que falam, NOJA" logo, nunca botei um pedaço na boca. Simples. E quando me perguntam, falo com toda a certeza que não gosto de berinjela e goiaba. Mas como posso não gostar de algo que nunca experimentei? Aí resolvi fazer esta série.

Cada post será dedicado a alguma coisa que eu nunca comi antes e tenho preconceito, ou que já comi alguma vez e por algum motivo não gostei, e até mesmo comidas que sempre quis experimentar e nunca tive oportunidade.

E para começar, escolhi algo que (acho) já experimentei em algum momento da vida, não gostei e nunca mais comi: carambola.


Antes de mais nada, vamos falar desse formato lindinho. Pena que você é uma fruta, estrelinha (grumpy) bonitinha.


Enfim, experimentei.

Achei... gostosinha. É meio azeda, mas um azedo suportável. Tem muita água, o que deve ser bom no verão. As sementes são amargas, ew. Mas essa parte a gente geralmente não come, sabe?! Eu mordi porque sou burra. E a parte do meio tem uma textura mais durinha que eu achei ruim (fresca, eu disse).



Fui dar uma pesquisada básica sobre ela no google e o primeiro resultado que apareceu foi "Toxina da carambola pode levar à morte, diz especialista". Certo, muito reconfortante depois de ter comido MEIA CARAMBOLA. Tá. Próximo. "Os 16 Benefícios da Carambola Para Saúde". Hm, melhor. "Contra envelhecimento, melhora sua pele, melhora seu cabelo..." aff. Os três primeiros benefícios da lista são meio ridículos, mas não me dei por vencida e cheguei àqueles que realmente importam: ajuda na digestão, na prevenção de câncer, para os diabéticos, sistema imunológico... então parei, porque a carambola só vai ter esses efeitos se você consumir bastante, só que "Substância tóxica da carambola pode causar insuficiência renal, diz USP - Em grandes quantidades, a 'caramboxina' pode levar pacientes à morte. Cientistas dizem que fruta pode causar problemas neurológicos".

Conclusão: Cinco de dez estrelas (Tum Dum Tss). Por via das dúvidas, meia carambola por ano está de bom tamanho, né?

0 comentários:

Postar um comentário