Passarinhos Humanos

, , 2 comentários
Você vai a uma apresentação de dança e fica, ambos, impressionado e admirado com a leveza com que os dançarinos "voam", seja no ar ou no chão. Deve pensar o quão fácil é para eles, eles parecem pássaros humanos. Tocam o céu, acariciam o chão, brincam com o ar a cada giro, não importa que tipo de giro, em que tipo de dança.

Fácil? Difícil? Pergunte a cada dançarino. Cada um é e tem dentro de si um universo único. Mas uma coisa é certa, nem aquele que dança desde bebê (dizem que você chutava a barriga da sua mãe quando estava lá dentro, mas eles não sabem de nada, talvez você apenas estivesse dançando!) pode dizer que não tem desafios. O espectador vê toda a magia acontecer. São minutos que levam muitos a se emocionar, afinal, desenhar música com o corpo é algo especial. É uma energia diferente, mas que tem um mundo infinito e difícil por trás. Cada salto ou sustento do corpo em um braço exige muito mais do que a gente imagina. Cada coluna curvada exige exercícios de flexibilidade desconfortáveis e infinitos. E você sempre pode mais do que pensa. O professor sempre vai fazer sua perna ir mais alto, a abertura da suas pernas ir mais longe, pois a nossa tendência é parar no ponto do conforto, e esse não é o ponto certo, simplesmente porque não tira o seu melhor. Tudo na vida que para na zona de conforto não vai muito para frente. Aqui não é diferente. A razão pela qual muita gente não segue em uma aula é porque entrou imaginando que basta pisar na sala e dançar. Que não existe nada entre essa parte e o produto final. Inocente... vai suar muito, mas muito mesmo. Vai ter que aprender a respirar bem pra ir até o final de cada exercício que vai te deixar mais forte. Nada de amolecer. Nada de fazer as coisas erradas para encontrar uma posição mais confortável. Tem que sentir! Mas imagens falam melhor do que palavras né:

Foto: Destilo Danza (por Daniel Sagredo) | Não é instrumento de tortura, juro.

Será que valorizamos como devemos? Um dia um amigo meu foi à aula de Lyrical Jazz comigo e saiu simplesmente chocado com o quanto ele subestimava a dança. Claro que ele também entrou direto em uma aula avançada, mas mesmo no primeiro dia de aula lembro que um filtro grande passou. Todos os muitos que lá estavam, já não voltaram para a segunda e posso afirmar que nem metade continua hoje. O que é bom, pois continuam apenas aqueles que querem de verdade. Isso é importante. Mas voltando, ele disse pra mim que foi um tapa na cara, pois ele realmente achava que era muito mais fácil. Meu próprio pai nos elogia e diz que vendo fotos pode ter uma verdadeira idéia da dificuldade que parece ter. E olha que ele me viu dançar desde muito, muito pequena.

Eu vou fazer questão de conscientizar o máximo de pessoas que eu posso. É preciso respeitar a dança.

Mas falar de dança é difícil. Vem de dentro, dança se mostra. Em um workshop que participei (de Hip Hop) o professor em um momento desabafou sobre a importância de sentir a música, de saber dançar com o coração e não ser apenas uma coreografia armada. Os verdadeiros dançarinos são aqueles que podem simplesmente dançar. Coloque a música e deixe a magia acontecer. Se você apenas sabe se mover diante de uma coreografia pronta... você se limita. Pois na coreografia também precisa colocar seu próprio sentimento. E isso não vem da noite pro dia. Ninguém nasce brilhante em interpretar música. A ser a música. Por isso me apaixonei pelo Lyrical Jazz. É tudo sobre música e dança. Eu ainda não considero que sou a música quando danço, mas estou trabalhando duro para chegar lá. E me deliciando a cada conquista.

O que significa a dança para você? Você consegue expressá-la de que maneira? Não existe uma certa, cada um sabe como, é pessoal. Talvez meu post nem seja realmente bom, mas afinal a dança é a expressão do corpo, da alma, do coração... é difícil mesmo explicar. Me desculpem desde já. Eu vou fazer meu melhor para sair voando por aí, é a melhor maneira com a qual posso comunicar a dança.

Dia 29 de abril foi o Dia Internacional da Dança. Feliz dia a todos os dançarinos, dia 29 e pelo resto do ano, pois é impossível resumir em um dia apenas. Não deixe ninguém tirar a dança da sua vida.

Foto: por Evelyn Gómez

"You can spend your whole life trying to perfect your technique, but you only make a difference when you find your own secret language. That's when you start communicating, connecting. Dance can be anything. Just waving good-bye, or kneeling down to pray. Or raising your fist in the air because you believe in something." - Desert Dancer

2 comentários:

  1. J'ai beaucoup aimé ton texte car on ressent le vrai, l'intense, la passion. Quoi de plus forts et stimulants que ces émotions. Ton père.

    ResponderExcluir