Hora do chá: qual é a sua combinação favorita? (L)

, , 1 comentário
Eu juro que é noite, juro que está super frio, e juro que eu estou tomando uma infusão quentinha de maçã com canela enquanto escrevo esse post <3 - eu sei, mais clichê que isso, só se eu estivesse tomando chá de camomila, já que logo depois eu vou dormir e tudo mais. Mas é tudo verdade. Maçã com canela, aliás, é uma das poucas infusões de que eu realmente gosto - sou adepta dos chás mesmo, os brancos, os pretos, os verdes; e sempre chá de verdade, por favor. Todos eles - chás ou infusões - ficam ainda mais gostosos, na minha opinião, quando são feitos em combinações diferentes, com outras ervas, frutos, especiarias, até flores. São os chamados blends: chás com um toque de sabor a mais, que faz toda a diferença na hora de escolher o seu favorito. Hoje, eu resolvi falar dos que eu mais gosto. Se você não é adepto do chá, quem sabe não encontra nessa lista aquele que vai te fazer mudar de ideia? ;)


Chá verde com hortelã e/ou limão: De modo geral, o chá verde é mais fácil de combinar com outros sabores do que o chá preto, por exemplo, justamente por ser mais suave. Eu não gosto de infusão de hortelã pura, mas acho que os dois casam perfeitamente: o frescor da hortelã suaviza o sabor mais herbal do chá verde, e vice-versa. A combinação com o aroma cítrico do limão (ou até mesmo da laranja) também fica muito gostosa - e ainda é possível misturar os três, para um gostinho único. <3 O melhor é que dá para fazer esse blend em casa, sem precisar necessariamente correr atrás do chá pronto. A dica da hortelã e do limão, aliás, também vale para o chá branco, que também é suave - mas, pessoalmente, eu prefiro chá branco puro.

English Breakfast: Lembram que eu já falei dele na assinatura de um post anterior? O English Breakfast é um dos meus favoritos absolutos: bem tradicional, é uma combinação de diferentes chás pretos; tem sabor, aroma e cor fortes; e é encorpado como café. Acorda e renova as energias: bom para tomar logo depois do almoço, ou no meio da tarde.

Earl Grey/Lady Grey: Esses são marca registrada da Twinings, uma das produtoras mais conhecidas e tradicionais de chá - e não tem problema eu fazer propaganda, porque eu já ia fazer mais adiante no texto de qualquer forma. Reza a lenda que o Earl Grey foi criado pelo Mr Twinings para o primeiro ministro britânico, que se chamava, bom, Earl Grey. O blend é uma recriação de outro blend que, dizem, Grey ganhou de presente de um chinês - e é feito com chá preto e bergamota, uma combinação bem única e marcante. Já o Lady Grey é o Earl Grey acrescido de laranja e limão - um pouco mais cítrico, e bem gostoso.

Chá preto com frutas vermelhas ou frutas silvestres: Várias marcas têm esse blend, combinando o amargo do chá preto com o docinho das frutas - que, dependendo da receita, podem ser morango, amora, framboesa, cereja e até maçã. É outro dos meus "mais favoritos" - e o cheiro é absolutamente delicioso. As infusões de frutas vermelhas e frutas silvestres também são ótimas, aliás: até a cor é linda. <3


Prince Of Wales e Russian Caravan: Outros da Twinings - o primeiro, criado para o Príncipe de Gales, em 1921. É uma combinação de chás pretos da China com castanha - ainda tem cara e gosto de chá preto, mas é um pouco mais delicado. Dá para tomar até de manhã cedo. Já o Russian Caravan também é feito com chás pretos chineses, mas leva um toque de nozes. O nome exótico vem da história de como esse chá teria surgido: teoricamente, entre as caravanas que transportavam chá para a Rússia. Vai saber.

Indian Chai, ou só Chai: Esse chá varia conforme a receita, mas é inspirado em uma bebida indiana tradicional, e é uma mistura de chás pretos com especiarias, como gengibre, canela, cravo, cardamomo e até pimenta-do-reino. Eu sou absolutamente apaixonada por esse - especialmente na sua versão com leite, o Chai Latte (que tem até na Starbucks, e, juro, é bem gostoso). Com ou sem leite, o chai pode ser tomado quente ou frio. Eu prefiro quentinho - porque combina com o sabor das especiarias, e porque me passa uma sensação boa de conforto. <3 É bom para ser tomado em dias frios.


Maçã com canela: O "chá" que inspirou esse texto. ;) Infusão só de maçã já é boa, infusão só de canela também é boa: as duas juntas, então, são uma maravilha. É docinho e encorpado, bom para ser tomado no frio, e até mesmo acompanhando um lanchinho, como bolos ou cookies. E é o que dizem: an apple a day keeps the doctor away. ;)

Limão com gengibre e/ou mel: Esses ingredientes, que vão bem com o chá verde, também funcionam muito bem sozinhos. O resultado é ao mesmo tempo cítrico e picante; fresquinho, mas sem ser amargo, por causa do poder adoçante do mel; e bem estimulante. Eu confesso que nunca encontrei uma infusão de limão industrializada que eu ache realmente boa - mas essa bebida é fácil de fazer em casa; e é bem aquele tipo de receita que as avós recomendam quando os netos estão com tosse ou dor de garganta, sabe? Vó sabe das coisas. Ah: limão e gengibre também combinam bem com erva-cidreira. ;)

Camomila, mel e baunilha: Pessoalmente, eu não gosto de camomila - mas acho que, com o docinho do mel e da baunilha, ela fica muito gostosa. Essa infusão é aconchegante e agradável, boa para tomar logo antes de dormir. É fácil de encontrar prontinha no mercado. Também gosto de camomila - ou de erva-doce - combinada com especiarias, como canela. Dá um gostinho a mais, que quebra a suavidade dessas ervas.

Laranja, cravo e canela: Já que eu fiz propaganda da Twinings, vou fazer da Leão Fuze também: eles mandaram bem ao pegar três ingredientes bem conhecidos para infusão e misturar em uma combinação inédita. É gostoso, refrescante, e dá para tomar a qualquer momento do dia - além de trazer as vitaminas da laranja e o poder termogênico das especiarias, que aquecem o metabolismo e até queimam umas calorias.

Rosa Silvestre, Hibisco e Amora: Outra novidade da Leão Fuze - mais diferente, impossível! Tem gente que tem preconceito com comidas e bebidas que levam flores na receita, mas vale a pena dar uma chance. E dizem que é afrodisíaco. Humm. ;x


E onde encontrar tudo isso? Bom, na maioria dos supermercados, você encontra os "chás em saquinho" - que não são tão bem vistos pelos experts, mas podem, sim, ser muito gostosos. É só garimpar e procurar a marca certa - e os sabores que são a especialidade de cada uma. Como eu citei aqui no texto, os chás e infusões da Twinings e da Leão Fuze são uma delícia. Outra marca bem gostosa e bem acessível é a Doutor Oetker. Agora, se você quer uma coisa mais diferente, e até mais especializada, pode dar uma olhada nas lojas virtuais da The Gourmet Tea - que é, como diz o nome, mais "gourmet", com blends bem diferentes - e da Chá Yê! - que é mais tradicional, boa para quem prefere os clássicos chás chineses. A minha queridinha mesmo é a Moncloa <3 - mas, até onde eu sei, eles só têm lojas em Florianópolis, Balneário Camboriú e Curitiba, pelo menos por enquanto. Eu gosto tantos dos blends deles que poderia ter feito um texto inteiro só falando sobre os meus favoritos: o Bourbon Vanilla (pu-ehr com baunilha), o Strawberry Champagne (uma mistura de chá verde e branco, com rosa mosqueta, morango, malva e pimenta-rosa), o Berlin (uma infusão de frutas: nada menos que maçã, mamão, abacaxi, mirtilo, com toques de kiwi, cranberry e goji berry; que pode ser servido até com álcool)... Fico perdida quando vou lá, querendo comprar todos! Ah, todas essas lojas também vendem acessórios, como bules, xícaras e infusores, um mais prático e lindo que o outro. Se você é fã de chá, sugiro que procure  e descubra a sua loja favorita - e aí visitar a loja (ou o site) para descobrir novos sabores vai virar um novo passatempo. x)

Um comentário: