ESC2015: previsões de um fã

, , Sem comentários

Já anteriormente falei sobre o Eurovision Song Contest (podem ler aqui) e agora é hora de falar sobre a edição que vai decorrer este ano. Serão 40 países a competirem em Viena, na Áustria, e falta menos de um mês para o início do festival. As casas de apostas já estão loucas, os fãs igualmente, os tops surgem por todos os lados. Vários são apontados como favoritos e é deles que vou falar já de seguida, sendo sobretudo uma lista pessoal.

No geral, este é um ano com músicas muito equilibradas. Algumas destacam-se, mas praticamente todas acabam por morrer no embalo das baladas. Praticamente TUDO baladas. Não me lembro de ver um ano com tantas músicas calmas. Para além disso, nota-se que as músicas deste ano são muito mais comerciais. Não é mau, claro que não, mas na maioria dos casos isso significa perder identidade cultural. E sim, sou dessas fãs antiquadas que ainda acha que este é um festival cultural. Condenem-me.

De entre 40 músicas, estarão presentes 7 línguas, para além do inglês: português, espanhol, francês, italiano, montenegrino, finlandês e romeno. O pior rating dos últimos anos em relação a línguas. Três países enviarão músicas étnicas: Israel, Sérvia e Montenegro. Uma salva de palmas para eles.

Agora, as músicas!

O ataque ao 1º lugar!


Itália
Il Volo - "Grande Amore"


Ainda o Festival de Sanremo (final nacional italiana) não tinha terminado e os Il Volo já eram favoritos à vitória do ESC. Na verdade, são favoritos com razão e se fossem só os fãs a decidir, eles provavelmente ganhariam. Num género ópera-pop diferente de todos os outros a concurso, é uma balada fortíssima que ainda por cima nos traz a bela língua italiana. E o que dizer das vozes? Absolutamente perfeitas. Os Il Volo ganharam a votação das organizações de fãs e com certeza não há muita coisa que esteja entre eles e a vitória.

A Itália estreou-se no concurso em 1956 e venceu duas vezes. Esteve ausente por vários anos por amuo (sim, foi mesmo por amuo) e desde que regressou em 2011 só ficou uma vez fora do top10.


Suécia
Måns Zelmerlöw - "Heroes"


E quando é que a Suécia não foi favorita? Eles podiam enviar um cão para cima do palco a ladrar e mesmo assim seriam favoritos, só porque é a Suécia. Eles são o supra-sumo do concurso, os que podem, mandam e conseguem sempre bons resultados. Desta vez participam com um plágio de uma música do David Guetta que apesar de bem cantado não é surpreendente, é apenas do tipo que se ouve só porque soa bem. De qualquer das formas, um dos primeiros lugares é para a Suécia.

A Suécia estreou-se no concurso em 1958 e já venceu cinco vezes, a mais recente em 2012. Desde que existe o sistema de semifinais falhou a final apenas uma vez e nesse ano a cantora recebeu ameaças durante meses por ter falhado a qualificação.


Espanha
Edurne - "Amanecer"


A Espanha tem sido um país bastante injustiçado no concurso, já tendo aparecido no topo dos tops em vários anos e sem passar do 10º lugar. Este ano o país participa com um instrumental poderoso, uma voz igualmente poderosa e uma letra fraca que ninguém vai entender porque está em espanhol. Sinceramente, não acredito na vitória espanhola, mas a música merece no mínimo um top5.

A Espanha estreou-se no concurso em 1961 e venceu duas vezes. O país não costuma ser muito equilibrado em termos de resultados, estando muitas vezes no fundo da tabela.


Azerbaijão
Elnur Huseynov - "Hour of the Wolf"


Estou completamente apaixonada por esta música e quero muito que ganhe! O instrumental é lindo, a voz do Elnur é divinal e aquela letra, POR AMOR DE DEUS AQUELA LETRA! Uma letra sobre tolerância perfeitamente escondida atrás de mil metáforas, numa complexidade linda de se desvendar. Isto é material vitorioso e não me admiraria nada se ganhasse.

O Azerbaijão estreou-se no concurso em 2008 (precisamente com Elnur Huseynov, que ficou em 8º lugar) e venceu uma vez, em 2011. Desde que a sua entrada no concurso ficou apenas uma vez fora do top10.


Austrália
Guy Sebastian - "Tonight Again"


Já muita história rolou acerca da participação da Austrália e um dos principais pontos a reter é: a Austrália só poderá voltar a participar se vencer o concurso este ano. Isto para mim quer dizer que eles vão ganhar (sim, muita coisa neste concurso é feita nas costas dos fãs). Mas a verdade é que eles merecem! A música é super moderna e absolutamente viciante. Guy Sebastian tem um timbre óptimo  e esta música é das melhores. Se vencerem, será justo.

Os que podem mudar as contas


Geórgia
Nina Sublatti - "Warrior"


A Geórgia está longe de ser um dos países queridos do festival, mas este ano com certeza destaca-se, nem que seja porque vai ser representada pela filha do diabo. Toda a música é muito rude, desde instrumental a letra (que parece quase cuspida) até mesmo à voz. O conjunto dá algo ultra poderoso e é óbvio que a música está pronta para entrar na guerra pelos lugares cimeiros. Será provavelmente o melhor lugar de sempre da Geórgia.

A Geórgia estreou-se no festival em 2007 e nunca venceu o concurso, tendo sido o nono lugar o melhor lugar conseguido pelo país.


Estónia
Elina Born & Stig Rästa - "Goodbye to Yesterday"


O hype à volta desta música foi enorme desde início e eu não consegui encontrar-lhe o charme. Não é o meu tipo de música, mas sim, é uma boa música. E tem um instrumental que marca a diferença junto das outras. Adoro a voz da Elina e na verdade acho que eles fazem um bom par. Os fãs adoram, mas na realidade não acho que possa ganhar.

A Estónia estreou-se no festival em 1993 e venceu uma vez. A quantidade de vezes em que se qualificou para a final é equivalente às em que não se qualificou, portanto não é um país de grandes resultados.


Albânia
Elhaida Dani - "I'm Alive"


Esta não foi a música inicialmente escolhida pelos albaneses mas realmente eles mudaram para melhor. Adoro as sensações que este instrumental me transmite e a voz da Elhaida é simplesmente fantástica. A força que ela mostra mostra que realmente está viva e que vai lutar pela vitória. Tenho a certeza que irá conseguir um óptimo lugar.

A Albânia estreou-se no concurso em 2004 e o melhor lugar que conseguiu foi o quinto lugar, em 2012. Tal como os países anteriores, é bastante inconstante nos seus resultados.

Israel
Nadav Guedj - "Golden Boy"


É muito complicado prever seja o que for para esta música. A música é muito catchy e diferencia-se das outras por incitar a dançar, o que por si só é uma enorme vantagem. É um R&B misturado com sons étnicos e até tem dois refrões! Para mim, é uma verdadeira masterpiece, sou completamente viciada e nem ligo que a letra seja uma porcaria. Isto merece um óptimo lugar pela mestria de produzir música moderna sem perder a identidade cultural. Mas é Israel, e os prognósticos são sempre duvidosos para Israel.

Israel estreou-se no festival em 1973 e já venceu três vezes. Nos últimos anos tem sido um dos países mais injustiçados, não alcançando a final desde 2010.


Finlândia
Pertti Kurikan Nimipäivät - Aina mun pitää


Para que conste, eu acho esta música uma merda. E não, nem sequer vou amenizar o termo, é o que eu acho! Mas isso é porque eu sou uma cadela sem coração, coisa que a maioria das pessoas não é. A verdade é que esta música foi criada na totalidade por uma banda composta por portadores de autismo e síndrome de down. A ideia é mostrarem que as pessoas deficiente podem fazer o mesmo que todas as outras. Se a iniciativa é boa? Com certeza. Se a música é boa? Poupem-me. A única coisa que tem de bom é só ter um minuto e meio. Mas apesar de este ser um concurso de canções, muitos vão-se compadecer pelo esforço da banda e premiá-los apenas pelo esforço e porque são deficientes. E assim eles vão conseguir um bom resultado.

A Finlândia participa desde 1961 e ganhou apenas uma vez, exactamente com uma banda que marcava pela diferença (até foram acusados de satanismo). Os resultados não costumam ser brilhantes, mas a presença na final é uma constante.

Claro que isto são previsões e muita coisa pode mudar, inclusive com as apresentações em palco. Mas apostava um dedo mindinho em como o vencedor está nesta lista. Apostava o outro dedo mindinho em como pelo menos um destes países vai ser um flop - excepto para a Finlândia, que se ficar em último, é mais do que merecido.

Aproveitem para ver o meu top40:



E ouçam o recap com todas as músicas a concurso:


Podem ouvir as músicas da primeira semifinal aqui.
Podem ouvir as músicas da segunda semifinal aqui.
Podem ouvir as músicas já finalistas aqui.

0 comentários:

Postar um comentário