Quem é Quem em Flash? Part. 1

, , 1 comentário

Depois de começarmos apresentando alguns os personagens de Arrow, hoje vamos para a outra série da Warner, The Flash. Elas fazem parte do mesmo universo na TV, e já possuem vários episódios de crossovers (quando os personagens de séries diferentes interagem entre si).


Aqui no blog vamos revisar entre as séries para manter uma boa dinâmica, então lá vai!

ATENÇÃO: Essa publicação contém spoilers gigantes caso você não esteja em dia com a série!

THE FLASH


O homem mais rápido vivo teve sua primeira aparição na TV em Arrow, apenas como Barry Allen, um cientista forense de Central City que vai para Starling City investigar ligações com o assassinato de sua mãe anos atrás. No final do episódio, ele volta para Central City e, depois de uma explosão do Acelerador de Partículas - que criou uma onda de choque por toda cidade -, um raio o acerta enquanto ele está em seu laboratório na delegacia de polícia, e o joga para cima de produtos químicos. Ele fica em coma e meses depois desperta, e descobre seus poderes!

Nas HQs a origem é semelhante, tire apenas o acelerador de partículas. É apenas um raio comum e a química que transformam Allen em Flash.

Outro aspecto fundamental na história de Allen na série Flash é a morte de sua mãe e a prisão do pai pelo crime. Isso só foi introduzido nas HQs em 2009, o que mudou a origem dele nas histórias do passado, onde sempre teve a mãe viva. Este fato fará toda a diferença na última saga Flashpoint da DC Comics onde, ao voltar no passado para impedir que sua mãe morra, Flash muda todo o presente, onde nunca nem se tornou herói. Será que um dia essa ideia vai existir na série?

Porém, existe um fato importante na história dele nos quadrinhos: sua morte. Em 1985/86, na importante saga Crise das Infinitas Terras, ao impedir que o Canhão de Antimatéria do Anti-Monitor destrua a Terra, Barry Allen morre salvando o universo. Quem assume o uniforme é Wally West, sobrinho de Iris West, que passa pelo mesmo acidente com raios e química, tornando-se o Kid Flash. Posteriormente, ao descobrir a morte de seu mentor, assume de vez como o novo Flash.

Barry Allen ficou fora das HQs por volta de 23 anos, voltando dos mortos durante outra saga: a Crise Final. Por esses motivos, é importante entender a importância das "crises" do Universo DC, e consequentes saltos temporais ou dimensionais, para a história do personagem. E bom, a gente já viu algo assim também na série, não?


A diferença dos poderes na série e nas HQs são nulas. Mesmo ainda não estando ainda tão rápido na série quanto nos quadrinhos, já sobe prédios correndo pelo lado de fora, corre sobre a água, cria vácuo ao girar, atravessa objetos sólidos vibrado etc. Tudo isso sempre que o Dr. Wells levou os poderes de Barry além dos limites, fazendo-o ir cada vez mais rápido.

Corra, Barry, corra!

O uniforme também está igual na série, aliás, até com o queixo coberto, como podemos ver agora nos Novos 52. A única diferença - pessoalmente falando - é insignificante: a cor de cabelos e a musculatura. Enquanto nas HQs ele é um homem grande, loiro e de queixo quadrado, na série vemos um moreno, magrelo e de sorriso largo, o que acaba combinando muito mais com o jovem nerd que precisa ser.


FLASH REVERSO

Falar do Flash Reverso nas HQs é complicado, porque foram vários. É, na verdade, um título para diversos vilões em toda história dos Flash. Foi o Rival lá em 1949; foi Hunter Zolomon, o vilão do Flash como Wally West; Foi Inertia, o clone do Kid Flash. Hoje, nos Novos 52, é Daniel West, o irmão de Iris West. Mas aqui vamos falar de Eobard Thawne.

Antes de falar de Eobard, é importante voltar à outro Thawne, Malcolm. Nora Allen teve gêmeos, enquanto o filho dos Thawne morreu no parto. Um médico alcoólatra, para não ser processado, decide dar um dos gêmeos para os Thawne, e diz aos Allen que um dos bebês morreu.

Malcolm Thawne cresceu em uma família de vigaristas, e quando descobre que era para ter sido um Allen, o ódio, os ciúmes e a inveja crescem dentro dele, fazendo-o odiar Barry. Para piorar, ele eventualmente descobre que Barry é o Flash. Sedento de poder, Malcolm recorre à feitiçaria e domina o fogo azul, se tornando o vilão Azul Cobalto. O vilão e Barry enfrentam-se diversas vezes - e Barry sempre vence -, porém o ódio dos Thawne por Barry sobrevive por muitas gerações, sendo uma família de criminosos desde sempre.

Mais à frente, lá no século XXV, o Thawne dessa geração, Eobard, não odeia o Flash; Pelo contrário, o idolatra. Faz cirurgias para parecer mais o herói do século XX, e até consegue reproduzir as condições para ganhar os mesmos poderes do velocista. Decidido a conhecer seu ídolo, usa uma máquina do tempo para ir à época do herói; No entanto, a máquina o faz parar anos depois do ano que queria: Um mundo onde o Flash já está morto, com um Museu construído em sua homenagem, é lá que descobre que ele - Eobard - seria o Flash Reverso, e que morreria nas mãos do Flash.

Paixão vira ódio, e ele volta mais ainda no passado, e torna-se o vilão Professor Zoom. Enfrenta novamente o Flash algumas vezes, e depois de matar Iris West, é morto nas mãos do herói - preso e julgado por causa isso, outra grande saga do Flash nos anos 80.

No entanto, assim como Barry Allen, após anos fora dos quadrinhos, Zoom voltou recentemente nas páginas de HQs; E mais: neste retorno o vilão revela que foi ele quem matou Nora Allen quando Barry era criança!

Como podemos ver, existem várias pinceladas aqui e ali que a série está aproveitando dos universos nos quadrinhos. E quanto mais ainda usará é um mistério. As diferenças pelo menos são claras: Professor Zoom virou Dr. Harrison Wells, se tornando chefe dos Laboratórios S.T.A.R, e consequentemente responsável pela criação do Flash. De propósito, é claro, pois é evidente que quer elevar os poderes de Barry para voltar ao século XXV.

Agora, se ele era um fã do Flash, que descobre que o ídolo o matou, e por isso torna-se inimigo de Barry, eu não sei, mas acho que a série criará um motivo mais forte. Até porque não sabemos como Eobard conseguiu seus poderes no futuro. Aguardemos.

EDDIE THAWNE


Eddie não existe ainda nos quadrinhos - e talvez nunca venha a existir. Na série, ele é o parceiro policial do pai adotivo de Barry, e noivo do amor da vida do Flash, Iris West. Já sabemos que ele é um antepassado do vilão Flash Reverso.

Seria ele a versão do Malcolm Thawne, que se tornará o vilão Azul Cobalto? Acho difícil, mas não improvável, já que a semelhança é notável. Ou ele continuará sendo um aliado? De qualquer forma, suspeito que o papel dele dentro da série irá crescer; E suas motivações também, já que não podemos prever o que acontecerá com o personagem ao descobrir que no futuro perdeu Iris para Barry.

Fisicamente, como disse a semelhança encaixa, loiros e queixos quadrados, embora não encaixa na trama dele ser irmão gêmeo de Barry. O que acontecerá com Eddie ainda está bastante aberto. 



MAGO DO TEMPO


Na série The Flash, há uma explicação para a origem da maioria de seus vilões corriqueiros (os meta-humanos): a energia gerada pela explosão do acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R. Já quais poderes serão dados à eles, depende da situação em que estavam no acidente ou suas personalidades. É assim com os irmãos Clyde e Mark Mardon, que aparecem no episódio piloto fugindo em um avião depois de assaltar um banco, no céu, no meio de uma tempestade provocada pela explosão do acelerador, o avião é atingido por um raio e os dois ganham poderes de controlar o tempo.

Clyde aparece antes, e é o primeiro meta-humano que o Barry enfrenta na série, e acaba sendo morto pelo detetive West. O irmão, Mark, aparece meses depois em busca de vingança e, após o primeiro flerte da série com viagens no tempo, é capturado pelo Flash.

Nas HQs, ele é membro da Galeria dos Vilões, um super grupo de ladrões das histórias do Flash, com uma grande conduta moral; Não matam e não usam drogas, por exemplo. A Galeria ainda está sendo formada na série, mas já temos indícios que eles estão seguindo esse mesmo caminho.

E como a maioria dos membros, seus poderes são realizados através de uma arma, no caso dele, a Varinha do Tempo (curiosamente, uma espécie de varinha é usada para pegá-lo no seriado). Em sua primeira origem, quem cria a varinha é o irmão cientista Clyde, e um dia após fugir da prisão, Mark o encontra morto, pega a varinha e a usa para seus crimes. Versões futuras dirão que ele matou o irmão para ter posse da varinha.

No universo pós-reboot, a história foi modificada, mas ainda não temos todos os detalhes. Agora, eles são Marco e Claudio Mardon, membros de uma família que comanda um cartel de drogas. Marco não quis pertencer a família mafiosa, e foge após a morte do pai. Só retorna quando o irmão Claudio é morto numa trama provocada pela cunhada. Como ele se torna o Mago do Tempo depois de abandonar a família, ainda é um mistério.

Não parecem fisicamente, pois nos quadrinhos Mark/Marco Mardon é um homem alto e magrelo, enquanto na série escolheram o ex-Spartacus para representa-lo. E ainda não o vimos com o uniforme verde, apesar de já mostrar o gosto de deixar a gola para cima, porém isso pode ser mudado mais para frente.


No próximo post voltaremos para Starling City, onde conheceremos melhor a Canário Negro, os Lance, John Diggle e o Pistoleiro!


 

Um comentário:

  1. só tem um pequeno erro na sua materia se o Barry salvar sua mãe ainda continuaria sendo flash só não ia conhecer a Iris, o policial, o seu pai não iria para a cadeia, porque na série mostra o verdadeiro doutor Wells querendo construir os laboratorios S.T.A.R então obviamente construiria o acelerador de particulas acho que o ED não e o Azul Cobalto porque no ultimo episodio ele morre para que o Velocista Escarlate (Flash reverso) morra pare que ele não mate o Barry ou a Iris não lembro . quero minha resposta quando puder obrigado

    ResponderExcluir