Blablablá Photography - sou fotógrafo?

, , Sem comentários
Como quase todo mundo acabou escolhendo um "tema" pra falar um pouco sobre, decidi admitir meu gosto pela fotografia - por mais que eu e ela tenhamos um caso de amor e ódio -  e vou falar sobre isso por aqui (espero contar com a ajuda dos outros amantes da oitava arte - mesmo que o cinema não mereça vir antes da fotografia na lista, mals aê)

Acho que o que mais se ouve sobre fotografia é que "hoje em dia, todo mundo é fotógrafo", mas isso é até meio redundante de se dizer. Na verdade, todo mundo sempre foi fotógrafo.


 quem nunca teve uma dessas na família?
[Foto: Olympus]

A fotografia é a forma de expressão artística mais fácil. Aperte um botão e voilà, de alguma forma, você vai desenhar com a luz e em algum lugar sairá uma imagem - talvez o que difere um "fotógrafo" de um "wannabe" é saber os porquês e os comos de fazer aquela foto não sair assim:


eike maravilha
[Foto: imagineimage]

Mas a verdade é que, com uma boa lábia e o pretexto de que foi tudo proposital, o bom e velho conceito, qualquer coisa é válida...

[Foto: phoenixlily]

O que pode ser um erro para muitos - por não ter foco, por decepar os pés e mostrar um céu desnecessário -, para outros é conceito, é o artista querendo passar uma visão de mundo em que nada está nítidzzzZZZ. 
Tudo bem, tudo bem... você pode dar a desculpa que quiser praquela sua foto borrada, de algum jeito o seu erro pode ter dado certo e o flare nem é tão ruim assim.


ownnnnn 
[Foto: Kathryn Schauer]

Mas isso não desmerece as técnicas. Um bom enquadramento, uma exposição correta e uma imagem de qualidade. 
Então, o "bom fotógrafo" é aquele que sabe o que é velocidade, abertura e ISO? A resposta é: não. Saber o que é, é muito fácil, qualquer manual vai te ensinar e, no pior dos casos, o modo manual da câmera vai te salvar a pele. 

O "bom fotógrafo" também não é aquele que estudou, já que tem tanto professor mequetrefe por aí que, se ele já não sabe, imagina então os seus alunos! Conheço muitos fotógrafos auto-didatas ou que aprenderam o ofício com outros fotógrafos, isso também é válido. 

A verdade é que é quase impossível dizer o que é ser ou não um bom fotógrafo, ou ser simplesmente um fotógrafo. Em cinco anos vivendo quase que diariamente com a fotografia, sabendo os termos técnicos e fazendo gambiarras que ninguém nem sonha em serem possíveis pra uma foto acontecer, eu ainda não consigo me considerar uma fotógrafa. Um dia, conversando com um, perguntei se existia algum momento na vida do fotógrafo que ele pensava "é isso, agora eu sou fotógrafo!", e ele disse que sim, mas não me explicou como eu vou chegar nessa etapa, só que eu vou saber quando for a hora. 

Talvez o meu problema com os wannabe seja isso, qualquer um que tem uma D90, uma T1i ou até mesmo uma Mark III já se diz fotógrafo. É só saber o que é RAW e já virou profissional. Tenho mais de 1000 curtidas na minha página "Fulano de Tal Photography", e lá vou eu dar workshops pra ensinar minhas técnicas.

Mas o que me incomoda, na verdade, é a falta de respeito. Todo mundo é fotógrafo, mas ninguém aceita uma dica pra que aquele erro não aconteça numa próxima vez. Você não pode pesquisar no Google os sintomas que está sentindo, pra descobrir a sua doença, certo? Mas você pode menosprezar um conhecimento de alguém da área de fotografia, porque todo mundo tem uma cybershot
O meu problema é quando os "assim chamados" fotógrafos não valorizam nem mesmo o próprio trabalho, o que faz com que o mercado não respeite a fotografia. E isso acontece porque parece que é fácil, já que todo mundo faz. 

Adoro quando dizem que gostam de fotografia, mas sempre fico com o pé atrás, porque é bem possível que no fundo estejam pensando "mas por quê ela estudou? Pra que tudo isso de lente? É só apertar um botão." 


... Arrám.
[Foto: Estúdio Trad]

A "verdadeira" fotografia e os verdadeiros fotógrafos se reconhecem, trabalham juntos e não julgam o trabalho do outro por só fazer um stillzinho em estúdio - rapaz, se você desmerece o still de estúdio, você não sabe nada! 

Todo mundo é fotógrafo, mas os que não são, na verdade ainda não entenderam que fotografia é mais do que ser fotógrafo - e ter uma página no facebook, uma marca d'água e uma semi-profissional. Um bom fotógrafo pode ser aquela garota que arrebenta em fotos de casamento, ou aquele fotógrafo de publicidade fudido - você tem que saber respeitar a área que for. Se você não sabe reconhecer o conhecimento do outro, você não merece a Canon que tem. E se você pensa que a fotografia não é uma profissão que valha a pena estudar, você não gosta tanto assim de fotografia. 

Respeita os fotógrafo, parça, e meça seus clicks. É só isso o que eu te digo.

0 comentários:

Postar um comentário