Welcome to Sweden... again!

, , Sem comentários

Actualmente, considero que o meu maior vício é ver séries. Além de pertencer ao maior projecto português sobre páginas de séries, participo em competições de séries (as quais nunca ganhei, sou muito fraca, admito). Um pouco atrás, vem outro vício meu: admirar os povos do Norte (por mais estúpido que isto pareça). Ora, quando se está numa competição de séries, é necessário estar constantemente à procura de algo para ver, e quando se encontra uma série sobre suecos, é caso para gritar OH MEU DEUS TENHO QUE VER ISTO!

E vi. Em dois dias. Mas antes das impressões, aqui vai um pequeno resumo: Welcome to Sweden é uma série criada por produtores americanos e suecos que pretende satirizar a sociedade americana vs sociedade sueca. Trata-se da história de Bruce e Emma, um americano e uma sueca que se apaixonam nos Estados Unidos da América e por decisão conjunta se mudam para a Suécia. A primeira temporada foi sobre a adaptação de Bruce, a aprendizagem da língua (que não aprendeu), a procura por um emprego (que não encontrou, porque não sabe falar sueco), a procura de amigos (que não encontrou porque não sabe falar sueco) e a tentativa de fazer outras coisas (que não fez, porque não sabe falar sueco).


Sabiam que os suecos que moram em prédios espreitam pelas portas antes de saírem para não terem de cumprimentar os vizinhos? Parece completamente o oposto daquilo que um americano faria. E o estigma de que os homens que são metrossexuais são gays? Os americanos podem pensar assim, para os suecos ser metrossexual é normal. Para além disso, a natureza desconfiada dos suecos está perfeitamente caracterizada. Eles percebem a milhas quando alguém está deslocado e são profissionais a pôr essas pessoas de parte. Adoro o equilíbrio entre a sátira aos suecos e a sátira aos americanos, sendo que nenhum dos dois tem maior destaque na série. Vantagens de ter produtores de ambos os países. O grande sucesso é que com coisas simples do quotidiano conseguem momentos que me fazem rir como se não houvesse amanhã.


E agora, Welcome to Sweden voltou para a segunda temporada! Bem, mais ou menos. Os episódios já começaram a sair na Suécia mas só em Julho é que chegam aos Estados Unidos. As legendas são só em inglês e são um terror para a vista. Não é fácil ver com elas, mas é pior ver sem elas, porque existem diálogos em sueco. Mas não me interessa, porque voltou, eu já comecei a ver, e já rebolei a rir com o novo episódio!


Mais diferenças entre suecos e americanos vêm aí, e quer-me parecer que os americanos vão ser alvo de mais piadas nesta temporada. Já ridicularizam coisas como selfies, pedidos de casamento e os grandes diamantes que os americanos gostam de usar. E tudo isto para Bruce andar no maior dilema da vida dele, fazer todas as coisas que lhe passam pela cabeça para chegar a uma conclusão e no final tudo se resolver num local tão singular quanto uma casa de banho pode ser. Simplesmente fenomenal!

Se querem sugestões de séries leves para ver, esta é com certeza uma boa aposta! Toda a primeira temporada está disponível no site da NBC, o canal que produz a série. Para acederem cliquem aqui.


(Sim, Björn Ulvaeus, dos ABBA, entra num episódio)
(E sim, os ABBA são suecos, mesmo que metade do planeta ache que são americanos)

0 comentários:

Postar um comentário