Dor de cabeça de avião

, , 100 comentários

Adoro aviões. Todo o processo de viajar de avião, até mesmo a longa espera no aeroporto. Não sei explicar, só gosto muito do ambiente do aeroporto, aquelas chegadas e partidas, as pessoas nervosas e ansiosas na sala de espera... é legal. Decolar e pousar são os momentos mais divertidos para mim, adoro a sensação do friozinho na barriga. Ou as turbulências. Eu sei que muita gente fica com medo quando o avião começa a tremer, mas eu acho muito divertido. Nunca passei por uma turbulência mega forte, então talvez goste por isso.

Mas essa é a parte boa. O que eu quero falar hoje não é nada divertido. Dor. Aguda, intensa, do tipo que te faz chorar, literalmente.


Vocês já ouviram falar de "cefaleia da altitude"? E "barotrauma"? Pois é, nem eu tinha ouvido até pesquisar no google e achar meia dúzia de artigos sobre o assunto. Sim. Meia dúzia. A maior parte é de 2011 ou 2012, não achei nada muito recente, então talvez eu esteja falando merda e esses estudos já tenham sido atualizados. Mas em todos os artigos que li, as pessoas não sabem o que é essa "dor de cabeça de avião" ainda. Os médicos sabem pouco. Não há estudos científicos aprofundados sobre. Os livros tinham acabado de ser atualizados e introduzir a "cefaleia da altitude", e na verdade essa dor no avião nem chama "cefaleia da altitude", mas foi o mais próximo que encontrei.

Alguns médicos acreditam que essas dores aconteçam com pessoas gripadas ou que sofram de sinusite, rinite ou algum desses ites malditos (e como tenho rinite, pode ser um eureka!). Quando o passageiro entra no avião com as vias congestionadas, é possível que numa mudança de altitude - geralmente nas decolagens ou aterrissagens, por causa da mudança de pressão do ar - essa dor aconteça.

Um estudo feito lá por 2011 ou 2012 com míseras 75 pessoas concluiu... nada, basicamente. E só numa lida rápida nos comentários de uma publicação do facebook (aqui) já deu para perceber que milhares de pessoas sofrem com isso no mundo (aumento, mas não invento).

Bem, deixando estudos e artigos de lado, vou contar o que aconteceu comigo:


Minha primeira crise assim foi voltando do Rio de Janeiro (acho), em 2012 (acho²). Estava com duas amigas. A dor começou já rasgando meu cérebro. Era uma pressão que parecia estar esmagando meu crânio inteiro ao mesmo tempo que alguém golpeava minha cabeça com algum objeto fino e cortante. Não demorou (acho) para que a dor se espalhasse pela minha nuca e ombros. E qualquer movimento que eu fazia aumentava a dor, então fiquei tensa e o mais parada que consegui, chorando, falando que ia morrer (mentira, mas foi quase isso). As meninas ficaram assustadas e chamaram uma comissária, que ficou olhando para mim com cara de bunda sem saber o que fazer.

Esperei.

Não sei quanto tempo durou, mas em algum momento passou. E foi o maior alívio da minha existência.

Não aconteceu na decolagem nem na aterrissagem. Foi no meio do voo, e foi tão traumático que nunca mais entrei num avião sem pensar que ia acontecer de novo. Por alguns anos, ainda bem, não passei mais por isso e cheguei a acreditar que tinha sido como um episódio piloto mal sucedido, cancelado pela emissora antes de ir ao ar. Ufa.

Ledo engano.


Indo de Curitiba para o Rio no início deste mês, passei por isso novamente. Foi um pouco diferente agora, mas a intensidade da dor foi a mesma.

Também foi no meio do voo, mas aconteceu depois de uma turbulência leve. Só o lado direito da minha cabeça começou a doer e ser "pressionada". Meu ouvido fechou e senti uma dor torturante como se uma agulha estivesse furando meu tímpano lentamente. Foi horrível. Desta vez estava sozinha e, como da outra vez tinha passado rápido (mais uma vez, eu acho... é difícil lembrar qualquer coisa enquanto uma dor lacerante te domina), esperei que passasse logo também. Demorou. Quando estava prestes a chamar uma comissária para pedir que ela me matasse de uma vez, a dor passou. Meu ouvido continuou "abafado" até pousarmos e uma dor de cabeça "normal" restou como sequela pelas próximas horas depois do desembarque.

Você deve estar pensando que sou exagerada e dramática. Sou, realmente... mas não estou sendo ao dizer que é a pior dor que já senti na vida. Sabe aquela cãibra na panturrilha que te acordou às 3h da madrugada e fez você sentir que alguém estava amputando sua perna com uma serra elétrica cega? É pior. Sabe aquela bolada que você recebeu no seio no meio da aula de educação física e que te fez deitar no chão chorando, querendo ter nascido homem? Muuuito pior. Sabe aquele momento da pressa no qual você saiu correndo e topou seu mindinho já quebrado na quina da mesinha da sala e precisou sentar no chão e berrar um belo "FILHO DA PUTA" aos prantos para o universo? Não sei nem definir o quão pior essa pressão na cabeça é. Sabe aquela crise de cólica menstrual? Nem preciso especificar o tamanho da dor de uma crise de cólica menstrual fodida para quem já teve uma. É. Essa dor de cabeça é pior do que a cólica do demônio. Tenho quase certeza de que é ainda pior do que a dor do parto, mas não tenho como comparar.


Enfim. Queria uma resposta convincente para o que aconteceu comigo e não encontrei nada muito esclarecedor. Ficarei então com a explicação da rinite, e vou sempre cancelar minhas viagens se elas caírem no mesmo dia em que meu nariz e seios da face não estiverem bem dispostos a colaborar. E mandar qualquer ser humano estúpido e imbecil à merda quando rir e falar que alguém está dando "showzinho" dentro do avião, porque essa porra dói pra caralho. PRA CARALHO.



100 comentários:

  1. Eu acho q vc não é meio certa rsrs... fazendo essas comparações com essa dor de cabeça que vc sentiu no avião ... murri de rir rsrs... mas enfim, olha eu já senti essa dor agoniante também... duas vezes, e as duas, durante a descida do avião... MEU, QUE DOR DO CÃO!!! Quase gritei, sério... mas gemia alto pra dentro sabe, me contorcia todo na poltrona... terrível, terrível, terrível!!! Pior q tenho outra viagem já marcada.

    Mas antes vou ver se me consulto com um Neuro ou Otorrino, e faço uma tomografia (ou até uma ressonância, se for preciso)... pq tbm, suspeito que tenho sinusite...

    Melhoras pra nós!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q vc não é meio certa rsrs... fazendo essas comparações com essa dor de cabeça que vc sentiu no avião ... murri de rir rsrs... mas enfim, olha eu já senti essa dor agoniante também... duas vezes, e as duas, durante a descida do avião... MEU, QUE DOR DO CÃO!!! Quase gritei, sério... mas gemia alto pra dentro sabe, me contorcia todo na poltrona... terrível, terrível, terrível!!! Pior q tenho outra viagem já marcada.

    Mas antes vou ver se me consulto com um Neuro ou Otorrino, e faço uma tomografia (ou até uma ressonância, se for preciso)... pq tbm, suspeito que tenho sinusite...

    Melhoras pra nós!

    ResponderExcluir
  3. Vc descreveu exatamente o que senti por umas 3 vezes, essa última vez foi a pior, ter a sensação de agulhas perfurando minha cabeça e caminhando por dentro das veias da cabeça horrível e depois foi para a raiz dos dentes. Eu chorei de tanta dor. E detalhe não estava gripada. Mas tenho riniti sim. Gostaria muito de uma explicação, mas tbm li alguns artigos que não esclarecem muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu senti exatamente isso. uma dor que parecia agulhas e depois se irradiou pra raiz dos dentes.

      Excluir
  4. Também sinto essas dores horríveis, mas só no pouso. Pesquisei bastante, mas não há um estudo que indique o que fazer para melhorar.
    O que percebi foi que essa dor só acontece quando o pouso do avião é perto do meio-dia. Se pousar à noite ou logo pela manhã, até 7h, não sinto nada.

    Toda vez que viajo tenho que procurar por voos que aterrizam à noite. Pode ser mais caro ou chegar de madrugada, mas prefiro do que ter que sentir essa dor terrível.

    ResponderExcluir
  5. Eu senti essa dor tb e estou muito assustada porque terei que retornar para casa de aviao ! Tensa só de pensar que poderei ter novamente! Eu jurava que estava tendo um avc ou aneurisma!t algum remedio que podemos tomar antes de viajar?

    ResponderExcluir
  6. É isso. Essa dor é insuportável. Ja voei algumas vezes, nunca tinha sentido nada.
    Indo para Maceió semana passada, na aterrissagem, senti tudo isso. Começou no ouvido foi para a cabeça e fundos dos olhos. Realmente a pior dor que ja senti.
    Pois bem, passou algumas horas depois, uma semana em maceio- choveu muito alguns dias, aí ja viu, ar condicionado-chuva-sol-calor-ar denovo .... sinusite veio com força.
    Bem, ja tinha lido sobre isso depois do primeiro episódio. Ja comecei a tomar remédios, e na volta, sorine no bolso, pra manter as vias nasais desobstruídas, principalmente na aterrissagem. Mas não foi como eu pensei, na decolagem a dor no ouvido veio, logo imaginei "vai passar quando atingir a altura de vôo", não passou, pelo contrário, foi para o centro da testa, dor aguda como se estivessem amassando minha cabeça, a dor permaneceu durante as 3hs de voo. Passou imediatamente ao começar o processo de descida.
    Pelo que li, de fato a dor é relacionada a variaçao de pressao e p fato de estar com as vias congeationadas, não conseguimos "calibrar" a pressão nas vias aéreas.

    ResponderExcluir
  7. Eu também já voei pra caramba e nunca tinha sentido isso. Senti hoje vindo pra BSB. Deu pra ver nitidamente que era por causa da diferença de pressão, mas uma pessoa mais paranoica imaginaria um AVC. E o pior: estou vendo que os comentários sobre isso estão aumentando, o que me leva a pensar o seguinte: as aeronaves controlam a pressão através de uma válvula, o que diminui a quantidade de oxigênio na cabine. Isso sabíamos, que o oxigênio é mais rarefeito dentro do avião para economizar oxigênio. Só que aí tem um problema, cada vez mais estão entupindo as aeronaves de gente em cabines menores, o que obriga a deixar o ar mais rarefeito e a pressão menor ainda. Será que estão abusando desse expediente? Eu já viajei muito, muito mesmo e nunca tinha sentido isso. Fui pesquisar e há vários relatos recentes de gente que sentiu isso há pouco tempo. Estou espantado porque não duvido mais de nada, principalmente agora que resolveram cobrar 100 reais por bagagem extra. Vou evitar viajar de avião. É o jeito. Só uma pergunta, vocês viajaram de Gol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, pesquisando sobre esse inferno de dor cai aqui. Também sou um desses desafortunados, infelizmente. Mas nem sempre foi assim. A primeira vez que senti foi a uns 5 anos mais ou menos. Em mim costuma aparecer quando o avião inicia a descida e normalmente melhora quando pousa. Nesse meio tempo o mundo acaba.
      Não reparei a questão do período do dia, acho que em mim é a qualquer horário.
      Mas um comentário seu me chamou atenção: só acontece comigo em vôos da Gol. Com a Azul nunca tive.
      Acho que tem a ver com a capacidade de manter a pressão ajustada em pleno vôo, o que pode ser diferente dependendo se a aeronave é mais velha ou nova.
      Nas primeiras vezes a dor passava logo após o pouso. Nas duas viagens que fiz esses dias ela melhorou, mas não passou, ficou um incômodo considerável até o dia seguinte.

      Excluir
    2. Gol tbm. E pensei q era AVC...e nem sou dramático! Dói demais

      Excluir
    3. Ah comigo foi de Azul... Então o motivo da dor de cabeça nan é a companhia aérea 🤔

      Excluir
    4. É comigo foi na Avianca a uma semana atrás. Dor insuportável pensei que os olhos fossem pular pra fora da cavidade.

      Excluir
    5. Comigo aconteceu 2 vezes com a gol

      Excluir
    6. Comigo aconteceu recentemente em dois voos pela Copa, Ocorreram na aterrissagem e senti pontadas terríveis acima dos olhos, mais exatamente na região da sobrancelha. Foi um episódio de dor rápido, menos de 5 minutos, porem a dor foi lancinante, a maior que já senti.
      Acredito que foi ocasionado pela decida rápida da aeronave, muito próximo do aeroporto. Procedimento para encurtar tempo de viagem e economizar combustível. Voos mais altos por mais tempo são mais velozes e consomem menos.

      Excluir
    7. Eu acho que tem relação com a pressão do ar e gripe, renite...
      Eu estou com suspeita de sinusite, e nesses ultimos dias com o frio que fez aqui, minhas vias estão super entupidas. A viagem de ida foi super tranquila, mas na volta, em um trecho curto (Lyon - Amsterdã), no meio do vôo eu senti essa dor horrivel. Estou rezando pra não sentir de novo, pq o proximo vôo dura 9h. Alguém sabe se dipirona ajuda?

      Excluir
  8. Tive o mesmo problema, quando o avião aterrizou em Santiago no chile em julho 2017, tive esta mesma dor, insuportável, atrás dos olhos , foi por uns 5 minutos, mas também tenho sinusite e no momento pensei bobagem que fosse outra coisa, mas pelos relatos anteriores acho que realmente é causado pela inflação de nossas vias aéreas. Mas que faz chorar faz, horrível, só quem teve da para falar.

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de ter esta dor pela segunda vez... o problema é que ja pousei e a dor permaneceu... são quase 12h de dor.. mas a dor insuportável foi somente na hora do pouso.. depois ficou uma dor latejante que não cesou ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje e sexta e estou com a dor desse domingo.
      O que vcs tomaram

      Excluir
    2. Estou assim...ja com mais de 12 horas do pouso...nao passa

      Excluir
  10. Acabei de ter essa dor pela primeira vez na descida. Pensei mesmo que era um AVC. Um bebê começou a gritar no mesmo momento. Fiquei imaginando se ele estava passando pela mesma dor. Já voei várias vezes e nunca senti nada. Mas o avião estava lotado e tive uma crise alérgica antes. Agora estou com dor de ouvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a pior dor que já sentina minha vida toda. Atenho 40 anos e nunca tinha sentido tanta dor.

      Tenho sinusite e rinite;
      Era voo da Gol
      Próximo ao meio dia

      E o vcs? É bom colocarmos esses dados aqui.

      A minha persiste como dor de ouvido também.

      Excluir
  11. Aline,
    Entendo que o seu post foi feito em 2015, mas ele continua sendo tão real para mim que acabei de viver essa situação. Fazendo o trajeto São Paulo-Manaus, no meio do voo senti essa dor horrível! Começou com um pulsar esquisito de uma veia logo mais acima da minha sobrancelha e se alastrou por todo o lado direito do meu rosto. Eu sentia CADA veia, cada vaso dilatando e comprimindo, como se a qualquer momento pudessem explodir. Em um determinado ponto, essa dor acabou também sendo sentida no fundo dos meus olhos, daí pensei: "pronto, não basta a veia, agora meu olho também vai explodir e vai ter gosma branca pra tudo que é lado". O problema foi que nesse momento que eu já não aguentava mais aconteceu durante o procedimento para pouso. Tudo o que eu precisava era ir no banheiro lavar o rosto na falsa expectativa de melhora. O que se levou a partir dai foi uma equipe de comissários extremamente incapaz que gritava para eu sentar e diziam a todo momento "se algo ruim acontecer, a culpa será sua". Pousei, ninguém prestou apoio, simplesmente ignoraram minha existência por lá. Fui no hospital logo em seguida, porque na minha cabeça achei que tava tendo sei lá um AVC. Acaba que era só esse troço mesmo.
    Enfim, espero que nunca mais passemos por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm senti o mesmo, só na decida, foi sábado agora. E a dor ainda continua fraquinha, mas na hora, parecia q a cabeça ia explodir.

      Excluir
  12. Tenho esse mesmo problema tem alguns anos, tive que passar mais de 10 horas no avião de Londres para São Paulo e mais 4h de São Paulo para Manaus. É uma dor que com certeza é relacionado a pressão, quando o avião decola não sinto dor alguma, mas depois de algumas minutos ela aparece é só melhora quando o avião aterrissa. E não tem remédio que de jeito, no próximo mês irei viajar e já estou me preparando para a dor rs.

    ResponderExcluir
  13. Desde o meu segundo voo eu tenho essa dor durante a aterragem. Só que tem piorado e eu tenho sentido durante todo o voo. Da última vez este mês eu cheguei a tomar 1500mg de paracetamol para ver se ajudava. Aliviou um pouco. Mas isso é praticamente a dor da morte. Teve momentos em que eu desejava que o avião despencasse no mar só para aquela dor terrível acabar. É uma dor acima da sombrancelha direita e que vai até o fundo do olho. Uma veia fica alta, dilatada e latejando na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa só faltei morrer de rir com esse relato hiper dramático. Mas falando sério é assim mesmo.

      Excluir
  14. Também padeço desse mal, eh o inferno com asas,já percebi que comigo só acontece nos últimos minutos de qualquer hora do dia ou da noite , mas com uma particularidade, tem quer ser no procedimento de pouso em Manaus,em lugar nenhum mais , eh essa mesma dor infernal que o pessoal acima comentou, a minha passa assim que as portas se abrem, como se fosse tirada com as mãos,eu só observei que em todos os voos eram para manaus e a baixa altitude, a gente acha que vai morrer de fato.

    ResponderExcluir
  15. Você descreveu tudo aquilo que eu senti 😮
    Doii muiiiito , não tem como explicar.. pensei que minha cabeça ia explodir, que meus olhos iam saltar pra direçao da poltrona da frente .. sinceramente terrível !

    ResponderExcluir
  16. Pessoal eu tive isso num voo da Avianca de Congonhas pra BH. Tb tenho rinite e sinusite e estava um pouco gripada no dia. Depois da dor terrível lembrei de uma vez em que estava com sinusite e fui na otorrino. Avisei que iria viajar de avião e ela me recomendou um remédio pra pingar no nariz meia hora antes do avião decolar. Disse que se eu não usasse teria forte dor de cabeça. Chama Afrin (cloridrato de oximetazolina) 0,5 mg/ml. Na época usei e não tive dor na cabeça. Pena que não lembrei disso no último vôo da Avianca.

    ResponderExcluir
  17. Tbm sinto isso.
    Suspeito que seja por causa da sinusite.
    Ja senti dores assim algumas vezes.
    Dores parecendo que vai rasgar a cabeca e dores atras dos olhos, como se o olho fosse explodir.
    Nas proximas vezes vou experimentar viajar com descongestionante nasal para ver se ameniza.
    Percebi que essas dores so acontecem quando tenho secreções nasais. Se tiver gripado ou mesmo mehorado da gripe alguns dias atrás. Acredito que o importante é estar livre das secreções��

    Talvez ajude tomar anti-alergico antes de viajar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei quase um tubo de naridrin 12 hrs num vôo SP - Salvador e não aliviou. Estava na saída de emergência e minha vontade era abri-la e pular.

      Excluir
  18. Como pode isso acontecer?!
    A primeira vez que senti foi em 2006 chegando em Londres... foi minha primeira viagem e pensei que deveria ser “normal” mas a dor era insuportável! Na época nao achei nenhuma info na net... aliás até hoje não entendo mas vejo que não sou a única! Eu sinto na primeira manobra de começar descer... a dor vai ficando insuportável até pousar... e engraçado que não tem nada a ver com dores no ouvido eu sinto meu crânio abrindo e o cérebro saindo, literalmente! Duas vezes, eu senti meus olhos pra fora que nem fechar conseguia... a dor vai pra nuca onde parece ter uma tesoura sem fio arrebentando e desce no pescoço... parece que tudo fica enrijecido! Horrível, quandk tenho isso (não são todos voos) por mim o avião podia cair de tanta dor que sinto! Meu noivo sempre ta comigo, tenta me manter imóvel e abaixo a cabeça entre os joelhos até chegar ao chão! Ele me diz ver as veias do pescoço pra cima todas saltadas! Que eh exatmente o sinto... tudo estourando! Chicletes não ajuda, ja tomei paracetamol tbm não funcionou! Todo voô fico apreensiva se vou passar por isso de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente tudo que senti hoje. Foi a primeira vez e chorei sem que quisesse chorar... Pensei que estava tendo um ABC. Que horror, preciso voltar e não quero.

      Excluir
  19. Eu tive essa dor numa viajem para o rio grande do sul e quase tive um infarto de tanta dor na hora da descida. depois ao voltar para sp mesma coisa pensei que ia morrer. Daí em diante foram mais dois voos assim. E pesquisando muito na internet descobri o seguinte, alpinistas sentem essa dor ao atingirem os picos mais altos com ar rarefeito assim, para aliviar essa dor da pressão ou falta dela, alguns tomavam IBUPROFENO 650MG. E foi isso que comecei a fazer, todos os voos antes de descer eu me dopava com ibuprofeno e praticamente capotava no avião. resolveu pra mim sim, mas acarretou uma bela dor nos rins depois de 2 meses, ( cólicas de rin mesmo fortíssimas ), pela alta quantidade de ibuprofeno neles. se caso preciso voar é isso que faço, viagem pra rio grande do sul tem em média 1;45 hr de voo então depois de 1 hora tomo o ibuprofeno e quase não sinto nada. se for pra rio grande do norte ou viagens de mais de 3 horas so tomo o ibuprofeno próximo do pouso. Essa é a minha história. mas realmente uma dor du Caralho.

    ResponderExcluir
  20. Acabei de pousar em Salvador..tambem me deu no meio do vôo. As lágrimas escorriam sem que eu conseguisse controlá-las. Pensei que meus olhos fossem pular para fora, que meu tímpano iria estourar... nuca e pescoço ficaram duros e doendo muito. Passou depois de uns 20 minutos... e assim que desembarquei, deu outra vez.
    Vou comprar uma casa por aqui ... não quero voltar!! Ou então vou de ônibus .

    ResponderExcluir
  21. Uma coisa chamou a atençao...só sinto esta dor na aterrisagem dos aviões da GOL...lí em um por site métodos que amenizam está dor de alicate que repuxa a testa enquanto os olhos parecem que vão sair pelo meio da cara...acima da sobrancelha esquerda fica super dolorido...hoje fiz uma ponte aérea 2 x pelos aviões da Gol...preferia morrer a passar por isso de novo....mas na volta consegui amenizar as dores com um paninho quente sobre a testa... (logo acima da sobrancelha que doía) e bocejando constantemente sem parar equilibrando assim as pressoes...doeu bem.menos na volta porque lí esses artigos antes de embarcar de volta....mas realmente a única que não senti nada foi a TAM...a GOL e avianca também tive a sensação de AVC...Experimentem esta técnica de um lencinho quente pressionando com a própria mao a região que dói e bastante bocejo para destampar os ouvidos e equilibrar a pressão....só assim...sem remédios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje senti e foi vôo da Latam, dor miserável. Foi de Santiago do Chile para Cordoba, eu nunca tinha sentido antes. Queria pedir socorro, parecia que a cabeça ia explodir. E até o momento fique com lado da testa dolorido.

      Excluir
  22. Mais um que sofreu desse "fenômeno" sem explicação as sensações são exatamente como relataram. Espero que os cientistas deem uma atenção para isso.

    ResponderExcluir
  23. Também senti essa dor na nuca e pescoço à 6 anos atrás em um voo para Maceió na hora da aterrissagem e agora no mes de julho para Maceió novamente. A aeronave era da Gol e nesses anos fiz varias viagens todas de azul e não senti nada. Será que o problema é com a Gol?

    ResponderExcluir
  24. Senti exatamente o mesmo mal estar que todos estão narrando e num desespero, tampei o nariz e fiz como fosse expirar. Meus ouvidos tamparam e a dor foi diminuindo...mas passadas 8h ainda sinto uma leve dor...o que foi isskkk???

    ResponderExcluir
  25. Acabei de pegar um voo da gol e senti tudo isso que foi relatado. Nunca havia sentindo em outras viajem, vou evitar voos da Gol.

    ResponderExcluir
  26. Senti essa dor quatro vezes, sempre na descida do avião. Nos comentários não existe nenhum exagero, a dor é uma das piores que ja senti. Estou desconfiado que tenho sinusite, pois é na mesma regiao so que com intensidade vezes 1000.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Aline!! Vc descreveu tudo o que eu senti, assim como os comentários dos colegas que relataram suas experiências. Parece que os olhos vão saltar! Da última vez me doeu a cabeça inteira e uma dor muita intensa na nuca e pescoço. Dessa vez eu tbm já havia me dopado com remédios e tbm não adiantou nada. Nem ibuprofeno, nem descongestionantes nasais. Tenho essa dor em todos o voos que viajo. Já fiz mil exames e não identificam nada de anormal. A maioria dos voos fiz pela Latam. Viajo em setembro pela Delta vamos ver como vai ser. :(( Beijocas!

    ResponderExcluir
  28. Quando viajo de avião sinto uma dor dividindo minha cabeça no meio;e meu ouvido começa a sair um líquido estranho

    ResponderExcluir
  29. Você definiu a minha dor de cabeça no voo. Passo por isso....

    ResponderExcluir
  30. Tive essa dor no sábado passado... foi simplesmente horrível!!! A dor era só de um lado da cabeca, a raiz dos dentes doíam Muito, estava completamente mouca de um lado... pensei até que poderia ser um Avc. Que Deus me livre!!! Hoje já é quarta-feira e ainda sinto dor de cabeça do mesmo lado... só que mais leve. Viajei pela azul... nesse dia foram 3 voos, mas só aconteceu no último na aterrissagem.

    ResponderExcluir
  31. Sinto isso quase todas as vezes que viajo de avião, mas apenas na hora da aterrissagem. Uma dor lancinante na raiz dos dentes, na nuca, nas têmporas. Como se fossem mil agulhas espetando o meu cérebro. Quando senti pela primeira vez, em 2008, procurei um médico que me disse que a causa é a minha rinite/ sinusite. Ele pediu que usasse antialérgicos e antiinflamatórios nos períodos que antecediam os voos. Faço isso, mas adianta muito pouco.
    Fico preocupada de uma dor como essa acabar em um problema mais grave, um AVC ou uma laceração nos tímpanos. Sigo procurando explicações ou soluções...

    ResponderExcluir
  32. Li todos os posts, realmente todos os comentários descrevem perfeitamente os sintomas. No meu caso, também viajo muito de avião nunca senti isso até o último voo (05.08.18) a dor começou nas laterais da cabeça (ossos temporais) mas seguido para a nuca e pescoço, uma dor muito intensa achei que estava tendo um AVC ou um início de menigite (porque o pescoço estava muito dolorido), enfim a dor iniciou quando o avião começou a descer (praticamente nos 25 minutos finais de um voo de 1 horas) a dor foi intensa porém, durou menos de 5 minutos. Outra informação importante e que todos relataram passei por duas semanas antes com tosse alérgica, renite, sinusite e etc. E no dia do voo estava resfriado. A título de curiosidade, como muitos relatos acima, mas acredito que não tem nada haver a companhia era Azu.

    ResponderExcluir
  33. Nossa TB tive isso... Achei que estava tendo um derrame...a dor ficou por horas depois do.pouso... tambdm queria te uma resposta convincente... Espero que não aconteça mais 😣

    ResponderExcluir
  34. tive essa mesma dor que vocês relataram, tanto num voo de 1h50 pra brasília como num de volta de 3h00 de são paulo, o voo tbm era da gol, achei que eu ia morrer, a dor é muito intensa, parecem agulhas logo acima da sobrancelha, e foi todo o meu lado direito indo da cabeça até mesmo a perna, a dor é fina e intensa, até vomitei de dor. mas o motivo parece ser realmente rinite e sinusite, e acontece no meio do voo, assim como aparece ela some do nada mas só após o comandante avisar que vai pousar, quando o avião baixa. enquanto isso não tem nada que alivie, a dor só fica intensa sem parar. da vontade de saltar do avião. pior dor que já senti na vida!

    ResponderExcluir
  35. To mto assustada. Senti isso ontem e achei q ia morrer. Não consegui me mexer e nem pedir ajuda. Quando pousamos e a dor passou, não soube como explicar essa dor. Parecia que estava levando um choque na cabeça e que o lado direito estava sendo repuxado. Quando passou, me olhei no espelho pra ver se estava torta. Foi a pior dor que já senti. E estava em plena crise de rinite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passei por isso ontem...essa dor horrível e perguntei pra minha filha se eu não estava torta ..na vdd pensei que fosse um avc pois nunca tinha ouvido falar dessa dor..

      Excluir
  36. Não tem explicação essa dor, eu pensei de verdade que fosse morrer.
    Fico surda um tempo toda vez e dor de cabeça mas da última vez foi inesquecível e inesplicavel é um sofrimento.
    Li alguns dos comentários e algumas pessoas dizem que acontece mais meio dia,nunca viajei esse horário.
    Já me indicaram mascar chicletes mas nan adiantou.
    Gostaria de solução porque realmente desanima viajar.
    Minha sinusite é forte talvez tenha alguma coisa haver.

    ResponderExcluir
  37. Eu sinto essa dor insuportável de vez em quando, e mais quando estou congestionada, é muita dor, as vezes penso que estou tendo um AVC, sempre quando o avião começa a manobra de aterrissagem..vim pesquisar aqui, porque nunca vi ninguém reclamar disso. A propósito senti nas duas últimas viagens e foi Latam.

    ResponderExcluir
  38. Já havia tido essa dor anos atrás numa viagem de Salvador para São Paulo. E anos antes também de Salvador para Rio. Tanto na ida como na volta. tambem somente na hora do pouso (não lembro a companhia aeraé, mas acredito que não tenho muito a ver). E ontem saí de Salvador para Porto Velho e fiz escala em Campinas (nenhum problema na aterrissagem, sem dores), mas logo em Campinas minha sinusite atacou e fiquei com o nariz congestionado. De Campinas peguei outro vôo para Manaus, aí sim. Na hora do pouso veio a dor. De Manaus peguei outro para Porto Velho, a dor novamente na hora do pouso. Se essa dor já é insuportável, imagina sentir duas vezes no mesmo dia? Foi horrível. Na volta para Salvador, vou providenciar algo para aliviar os sintomas da sinusite. Espero que resolva esse problema.

    ResponderExcluir
  39. TEnho sempre essa dor quando viajo. Já prometí a mim mesma que iria deixar de viajar de avião. Iria de Ônibus. Parece que a minha cabeça vai explodir, Algumas vêzes deu num lado só da cabeça querendo se abrir. Ás vêzes dá na cabeça toda. Sempre quando começa a descer, parece uma eternidade pra mim. Não tem essa de horas não, É qualquer hora do dia ou da noite. E tb não tem essa de Cia Aérea "A" ou "B". Todas dá.Tapo ouvido, tapo nariz, levo um saco de chicletes e jujuba, tomo remédio...É difícil ser feliz assim, gente!

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, Tive esta dor terrível hoje voltando de Campinas para o RJ, não desejo estao dor para ninguém, parecia ter mil agulhas furando minha cabeça....

    ResponderExcluir
  41. Passei por isso hoje..viagem Malasia-Bangkok-Osaka

    ResponderExcluir
  42. Algumas informações:
    Bebi 2 copos médios de cerveja antes da viagem
    Troquei de companhia aérea...antes Airasia (nunca tive essa dor) e hoje Thai Airways
    Alguns sintomas de gripe antes da viagem...dor de garganta..
    Tomando um relaxante muscular para a prostata (dilatador) que causa efeitos colaterais.
    Talvez meu estado emocional..muita ansiedade e stress!

    ResponderExcluir
  43. A dor é a mesma que todos relataram nos comentarios... daqui a uma semana voltando para a Tailandia...vou deixar meu relato...se não morrer de tanta dor!! rssss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz bocejos. Aperta o nariz e joga o ar para fora pelo ouvido.
      Até ele desentupir. Fiz no último voo e não senti nada.
      E os relatos indicam sempre no pouso....

      Excluir
  44. Meu marido sofreu desta dor nesta semana... na ida e volta de uma viagem que tínhamos pra Florida. Estava fazendo uma pesquisa e todos vocês descrevem exatamente o que ele sentiu. Achei numa pagina do wikipedia que essa doença se chama Aerosinusitis ou Barotrauma. Espero que os ajude!

    ResponderExcluir
  45. Senti MAIS UMA VEZ essa dor insuportável... dessa vez tomei remédio para dor de cabeça (Paracetamol 500mg) meia hora antes do vôo... Mas aí a dor foi pro ouvido... dizendo os comissários, quem tem sinusite, renite, nariz entupido, a secreção vai para os canais auditivos e os entope. A diferença de pressão, na hora da descida ajuda a entupir.

    ACONSELHO A CONSULTA COM OTORRINO O QUANTO ANTES!

    ResponderExcluir
  46. Geeente ... Pensei que só eu tivesse isso!!! Há uns três anos atrás, num vôo Belem-SP eu senti... Eu escutava como se os ossos estivesse estalando, como se fossem trincar! Uma dor lancinante! Pensei logo em AVC! Imaginei o William Bonner dando a notícia: mulher morre em voo doméstico... Rsrs... Esperei todo mundo sair e fui falar com o comissscom que, por favor, me ajudasse a não ter mais -quando pousa- ameniza, ele, rindo, perguntou se eu tinha rinite ou sinusite e me orientou a beber muita água e colocar soro no nariz. Era uma conexão. Próximo vôo, se tivesse overdose soro eu tinha tido. Aí sempre faco o combo: antialeranti, água, jato de soro várias vezes durante o vôo. Ontem não usei o antialérgico e bebi "só" dois copos de água em 40 minutos de vôo e quase morri de novo! Até hoje estou sentindo doer ouvido, ATM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretor me trapaceou:
      Estivessem* estalando
      Comissário*
      A não ter mais , quando pousa,a dor ameniza.*
      Eu tenho rinite*
      Antialérgico*

      Excluir
  47. Senti esse mesmo sintoma na aterrissagem
    Era dores terríveis, começou umas pontadas na sombrancelha e foi se espalhando por todo lado direito do rosto, fiquei sem saber o que fazer, a única coisa que passava na minha mente é q iria morrer...lkkkk
    Vou viajar em breve de avião, aí fica a dúvida, será q irá acontecer novamente?
    Tenho pavor só de lembrar.

    ResponderExcluir
  48. Isso aconteceu comigo tbm e insuportável a dor e foi só do lado direito começou nos olhos pareciam que ia sair e depois na nuca até o meio da cabeça .

    ResponderExcluir
  49. Eu tenho essa dor mortal acima dos olhos desde que comecei a viajar de avião. Ela começa bem leve como se fosse uma pequena agulhada em cima de um dos olhos, de repente a dor mortal acima de um dos olhos inicia e vai passando para o outro olho. Já testei alguns remédios e descongestionantes mas nenhum surgiu efeito total. O que funcionou incrivelmente pra mim foi viajar a noite. Não sei que magia existe que envolve a pressão atmosférica e o sol que entra pelas janelas, mas isso é uma combinação mortal para nós. Minha sugestão é viajar sempre depois que o sol se pôr e começar a usar descongestionante dias antes da viagem. Isso deveria ser estudado melhor. Não consigo imaginar uma dor maior que essa.

    ResponderExcluir
  50. Eu senti esse dor horrível em um voo de Maceió para São Paulo em Outubro/2018. Pensei literalmente que sairia do avião em uma maca e já em coma. No momento que iniciaram as manobras para pouso a dor começou do lado direito da cabeça, forte, mas forte mesmo, brutal. Começa fraca, porém aumenta intensidade bruscamente, aí a impressão de ser um avc, um aneurisma se rompendo, Estava com meu marido e mal conseguia falar pra ele o que estava acontecendo. Nem consegui chorar, tamanha a dor. Tive um único caso de sinusite há aproximadamente 5 anos e no dia da viagem não estava gripada nem nada. Só sei que foi a pior dor que já senti na minha vida. Tinha certeza absoluta que morreria. Foi um voo da Gol, próximo das 16:00 da tarde..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive essa semana, num voo da gol. Por volta das 13h.
      Fazia tempo que não acontecia. Pensei que a cabeça fosse explodir.
      Vou procurar um neuro essa semana para ver se tem algum remédio paliativo.

      Excluir
  51. elisangela guerra de souza17 de janeiro de 2019 às 00:43

    Já havia viajado sem problemas, mas a primeira vez que senti foi em um vôo Latam São Paulo - Porto Alegre na aterrissagem! Pensei em AVC tinha certeza que iria no mínimo ficar sequelas,um dor de morrer! Precisava voltar de viagem para casa, mas só imaginar passar novamente por aquela dor chorava!Daí de forna emergencial tomei uma injeção de disprospan (corticóide forte!), descongestionante e Dipirona 1g antes do vôo. Volta tranquila sem dor. A partir de então, todas as vezes que ia viajar, já fazia parte do check-in - Dipirona 1g e descongestionante e dava tudo certo! Acontece que hoje acabei esquecendo de tirar a medicação na mala, estava tão relaxada e "esquecida" da tal dor, e então não tomei e quase morri de dor novamente!!! Cabeça quase explodindo, região frontal, pressão forte nos olhos! O pior que mesmo após o pouso, já com mais de 10h ainda com dor de cabeça latejante, seios da face doloridos ao toque! Ah vôo Fortaleza - chegada 14h pela Latam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Qual descongestionante você toma?
      Tive essa dor num voo da gol no fds.
      Obrigado.

      Excluir
  52. Hoje senti essa dor terrível, foi algo inexplicável, estava dormindo e acordei com uma dor terrível no olho esquerdo que logo se espalhou para o lado esquerdo da testa, nunca sentir tanta dor, pensei que estava tendo um AVC, pensei que fosse morrer. Fico aliviada de ouvir os relatos de vocês. Obrigada por compartilharem...

    ResponderExcluir
  53. Bom, meu caso não e diferente dos relatos de cada um.Descobri essa dor saltando de paraquedas, porém foi gradativo, saltava de paraquedas e cada vez mais sentia um incômodo na cabeça até que um dia indo para o RJ senti meu celebro sendo rasgado por uma agulha, uma dor que nos faz querer a morte.
    E toda vez que viajava de avião sentia isso. Fui ao médico ele me deu uma solução simples e eficaz, disse ele : - não viaja mais de avião!
    Repondi: boa ideia doutor !( Xingando a mãe dele em pensamento)
    Pois bem, não viajei mais de aviao, não saltei mais de paraquedas. Resolvi praticar mergulho entao.
    Foi quando no dia do batismo do curso de mergulho, tinha como prova realizar alguns procedimentos a 15 metros embaixo da agua.
    Nos primeiros 5 metros foi de boa, com quase 10mts comecei sentir essa dor denovo, o instrutor me orientou a descer mais lento, porém a cada centímetro que avançava para o fundo do mar fazia doer mais então voltei para superfície expliquei a dor e teimoso fui tentar denovo, cheguei ao fundo na base dos 15 metros com dor realizei os 2 primeiros procedimento e não aguentei mais. Voltei a superfície meu nariz estava sangrando ficou sangrando um tempo e passei o resto do dia com dor de cabeça.
    No dia seguinte tentei denovo e sem sucesso.
    Então falando com os instrutores da escola de mergulho, me orientaram a buscar um médico que tenha conhecimento em doenças descompressiva ou bariátrica
    Pois se trata de um problema com a pressão atmosferica.
    Desisti de procurar na época, mas agora preciso resolver isso pois preciso fazer uma viajem longa de avião e sei que eu me dopar de remédio não vai ajudar, mesmo pq dor é sinal de que algo não está bem em nosso corpo.
    Bom saber que não estou só nesta luta para achar uma resposta ou cura.
    Quem encontrar primeiro posta aqui rsrs

    ResponderExcluir
  54. Put* que pariu. Que dor insuportável. Dois voos no mesmo dia e nos dois acontece isso. Estava curtindo a viagem tranquilo, quando, DO NADA começo a sentir uma dor insuportável na cabeça, na pele e atrás dos olhos. Parecia que o que o rambo estava atirando com uma máquina de pregos na minha face. Simplesmente abaixei a cabeça me contorcendo de dor pensando que ia morrer. Insuportável!!!

    ResponderExcluir
  55. Olha tenho problemas recorrentes de cálculo renal que é insuportável porém controlado com remédios, ontem tive isso aí no avião e uma sensação horrível que algo muito grave estava acontecendo comigo desesperado amigos

    ResponderExcluir
  56. Andei pela primeira vez de aviao, para paris, estava um pouco ansiosa, mas até que correu bem.. na vinda para o porto, vim a dormir, quando ouço para colocar os sintos porque iamos aterrar.. depois dai, foi a pior coisas que me aconteceu na vida.. nunca tinha sentido tanta dor.. pensei que ia morrer, que minha cabeça do lado esquerdo ia explodir, pareciam laminas, o o meu olho sempre a chorar.. os meus colegas, que ja tinham andado de avião muitas vezez, não sabia
    O que se passava, falava que podia ser de estar nervosa, mas o que é certo é que nem o estava.. depois de o avião pousar, aliviou,mas ja passou quase um dia e ainda sinto uma leve dor..

    ResponderExcluir
  57. Comigo isso sempre acontece, principalmente e mais doloroso nos voos da TAP ao aterrar na Lisboa. Dor insuportável mesmo...alguem conseguiu alguma solução, que pelo menos reduz a dor?

    ResponderExcluir
  58. Sinto os mesmos sintomas citados por todos. Se ninguém morreu é porque não mata kkk mas achei que era um AVC fulminante. Alguém precisa estudar esse fenômeno e nos ajudar...����

    ResponderExcluir
  59. Oláááá......
    Eu estou acostumada aos voos e nunca tinha sentido absolutamente nada.
    Porém ontem, 12/jun/19, peguei um voo de Guarulhos para Brasilia e, no momento em que o avião começou a descer, cerca de 30 mins antes da aterrissagem, comecei a sentir uma dor imensa do lado direito da face que ia do meio do nariz até a metade da sobrancelha e latejava o olho......
    Gente que dor horrível !!!! Tipo agulhada....aguda mesmo....sabe aquele ardor da injeção de Profenid ?? Dói demais....
    Quando o avião aterrissou a dor passou....

    No voo de volta para Guarulhos, que foi no mesmo dia, já nem me lembrava mais do que tinha acontecido e, de novo, aconteceu tudo igualzinho.....entrei em pânico....que dorrrrrrrrr.....

    No dia seguinte, fiquei com uma pequena sequela da dor, mas nada comparado com o anterior.....

    Tomara que isso não se repita, ninguém merece !!

    ResponderExcluir
  60. Pela segunda vez senti isso, desta vez mais forte, quase gritei! Ocorre na descida.

    ResponderExcluir
  61. Senti isso hoje, achei que era um AVC e que ia morrer ou ficar com o lado esquerdo do rosto paralizado! Começou com uma pontada e dor aguda na pálpebra esquerda e avançou para o dentro da cabeça como se os vazos estivessem inchando e fossem explodir a qualquer momento. Fiqhei parado respirando e.depois de 5 minutos de dor intensa comecei a chorar. Acredito que foram mais 5 minutos até o avião tocar o solo em SP e a dor começar a aliviar. Ainda estou com a cabeça dolorida...experiência horrível aos 40 anos e depois de já ter viajado muito, mas também estava congestionado. Acho que a explicação dos seios nasais faz sentido.

    ResponderExcluir
  62. Senti essa mesma dor, como se as veias fosse rasgar acima do olho direito na descida do avião, fiz vôos com azul e gol tudo normal, dessa vez foi com a latam, fiquei cego de dor, mas acho que tem haver com sinusite crônica que tenho... A dor ainda continuo durante o dia, vou retornar ao médico.

    ResponderExcluir
  63. eu tive uma ontem de ontem, que doeu até no outro dia peguei um vôo de Campinas da azul no aeroporto Internacional de vira copos,Pra dourados ms 24/07/2000...
    E eu to com muita sinusite tose,nariz escorrendo, cheia de catarro no pulmão grudado, e eu quase morri com essa dor sem exagero e era a primeira vez que eu viajei se avião e a ultima também kkkk... Minha irma do meu lado fico rindo falando que eu sou fraca exagerada, Kkkk mais parecia que meu cérebro ia Explodir,meus ouvidos dando pontada minha cabeça, parece que tavam esmagando todos os ossos da minha cara,A minha espinha começou a doer meus ombros,Meus olhos escorreram muitas lágrimas que molhou minha cara toda, e eu fiquei apertando minha cabeça com a mão e meu rosto, cheguei em casa com dor fiquei até o outro dia ...nao ando mais de avião...Achei que minha cabeça e meu cérebro ia explodir e meus olhos sair pra fora, depois eu não conseguia ouvir a minha voz meu nariz entupiu tudo.

    ResponderExcluir
  64. Senti essa dor horrível tmbm. Nunca tinha sentido antes, e fui viajar há umas 2 semanas, e senti essa dor na aterrissagem. Parecia que minha cabeça ia explodir de tanta dor que senti... E tinha que voltar para a mina cidade, fiz varias pesquisas antes, e acabei chegando ao "Ibuprofeno" que li que ele expande as veias da cabeça, e faz com que vc não sinta essa dor. Como li, tomei 1 "Ibuprofeno", 30 minutos antes de aterrissagem... Foi maravilhoso! Não senti absolutamente nada... Esta ai a dica gente... Não consultei nenhum médico, apenas fiz o que li em uma matéria no google.

    ResponderExcluir
  65. Vamos divulgar esse fenônemo para que mais pessoas saibam que podem passar por isso?! ;) A dor é TERRÍVEL, sem dúvida uma das piores, mas o medo de morrer, achando que é algo vascular, cerebral, intensifica o desconforto da experiência. Li todos os comentários aqui e várias pessoas aqui disseram que achavam que iam morrer. A dor não vai diminuir se eu passar por isso de novo, mas ao menos agora eu sei que não irei morrer de AVC na hora em que estiver passando mal. Foi uma das piores dores que já senti, chorei também, mas o não entender o que tava acontecendo interferiu bastante na tentativa de suportar a dor. Vamos informar às pessoas (sempre temos um amigo/amiga que tem rinite e ou sinusite) para que esse barotrauma não nos cause desespero, "apenas" dor, que já é pra lá de enorme.

    ResponderExcluir
  66. Acabei de sentir essa dor intensa ontem em um voo indo de Recife pra São Paulo feito pela GOL.
    A dor começou a aparecer durante as 15:00 horas da tarde (isso dentro do avião próximo da aterrissagem) e só foi amenizar umas 2 horas depois da aterrissagem, porém eu ainda fiquei com uma dor leve durante o resto do dia que só foi passar de vez mesmo no outro dia (no caso hoje) após eu acordar.
    É tenso mesmo... tomara que encontrem mais meios de controlar essa dor intensa durante os voos.

    ResponderExcluir
  67. Gente, eu usei uma técnica e consegui controlar (um pouco) a dor. Eu já tinha sentido essa dor intensa umas duas vezes no avião e para minha surpresa senti também no ônibus descendo para a praia. Depois disso, em minha última viagem de avião não foi diferente: foi só o avião começar a pousar que a dor já começou, no entanto eu consegui controlar um pouco o pico da dor fazendo-o seguinte: além de ter tomado remédio pra dor de cabeça, usei descongestionante nasal (isso ajudou até, mas não acho que tenha sido o principal) e, o mais importante: fiquei com a boca aberta respirando pela boca quando anunciaram que o avião iria pousar até ele pousar efetivamente. Isso não fez a dor deixar de existir, mas ajudou a controlar aquele pico agudi da dor, senti que quanto mais eu respirava com a boca bem aberta, mais alívio sentia. Forcei bocejo também e ajudou bastante. Isso faz sentido sendo que abrir a boca e bocejar ajuda a controlar a pressão. Tentem isso e vejam se funciona pra vocês :) minha próxima tentativa será tomar Decongex e pingar soro no nariz o dia todo antes do voo, e depois repetir a técnica da respiração de boca aberta e do bocejo!

    ResponderExcluir
  68. Bom (e ruim) saber que não estou sozinha.
    Achei que era um AVC. Eu sou muito forte pra dor mas esse episódio foi insuportável. Começou após uns 15 min da decolagem, voo LATAM de RJ para Bsb. Gente, sério, é uma dor insuportável como se eu tivesse com um capacete de aço esmagando meu cérebro lentamente... atingiu pescoço e ombros.
    Eu fiquei imóvel e paralisada na esperança de doer mesmo. Só foi melhorando quando o avião começou a baixar. E foi um alívio tão grande que me deu uma crise de riso 🙏🏻 😂 to preocupada pq vou pra Miami e NYC mas vou levar um estoque de remédios e preventivamente já vou fazer um tratamento pra rinite

    ResponderExcluir
  69. Senti também essa dor... doi muito

    ResponderExcluir
  70. Fiz um voo entre Barcelona e Napoli e utilizei está técnica de ficar com a boca aberta, como se estivesse no dentista. Não deixei de sentir dor, mas ela foi bem menos intensa que das outras vezes, graças!
    Não sei se acontece com voces mas toda vez que sinto essa dor, mm depois de aterrissar, ela persiste um pouco. No dia você fica meio atordoado, meio estranho. Mas depois passa.

    ResponderExcluir
  71. Pesquisando sobre essa minha dor achei esse post. Sinto a mesma coisa. Sempre na descida do avião. Mas não acontece em todas as viagens. É uma dor na cabeça inteira, que irradia para a nuca e vai até a raiz de todos os meus dentes inferiores. É a pior dor que já senti na vida, com toda certeza. Não dá pra mexer a cabeça, não dá pra falar nada. E o mais interessante é que do mesmo jeito que ela vem, ela se vai: de forma misteriosa e rápida.

    ResponderExcluir
  72. A pior dor que senti na minha vida. A única vez que achei que realmente iria morrer. Parecia que enfiavam agulhas nos meus olhos e na minha cabeça. Hoje tenho pavor de pensar em viajar de avião. Alguém indica alguma medicação??

    ResponderExcluir
  73. Recomebdo a ida ao otorrino, mas o AFRIN, é um medicamento que evita essa dor. Aplicar nos dois lados do nariz meia hora antes do voo. E buscar um otorrino. Isso se dá, pela diferença de pressão/altitude, quando se tem os seios da face congestionados por secreção por gripe, refriado, sinusite, rinite... Pessoal, tive também no último dia 10 de janeiro voltando de Maceió. Minha avó também teve, e o AFRIN não deixou que ela sentisse mais dores. Espero ter ajudado. Bjs

    ResponderExcluir
  74. Recomendo a ida ao otorrino, mas o AFRIN, é um medicamento que evita essa dor. Aplicar nos dois lados do nariz meia hora antes do voo.( meia hora antes da decolagem e meia hora antes da aterrisagem). Isso se dá, a dor, pela diferença de pressão/altitude, quando se tem os seios da face congestionados por secreção pola gripe, refriado, sinusite, rinite.. Minha avó também teve, e o AFRIN não deixou que ela sentisse mais a dor. Espero ter ajudado. Bjs qualquer coisa, posso tentar tirar alguma dúvida no instagram bjs

    ResponderExcluir
  75. Acabei de passar por isso também! Não sei se fico feliz ou triste por saber que tantas pessoas já sentiram essa dor horrível. HORRÍVEL! Eu tentava falar com meus familiares, mas desisti, porque a dor irradiava por todo o meu rosto, chegando até o queixo. Uma coisa que percebi nos relatos é que muitas pessoas choram, eu chorei muito hoje e não costumo chorar com facilidade... seria algum tipo de reação do cérebro para aliviar uma dor tão intensa? Outros pontos em comum com os demais depoimentos são: aterrisagem, voo da Gol e sinusite (vias aéreas congestionadas!). Espero que não precisemos passar por isso de novo ou que aconteça raramente :/ Vou mascar chiclete na próxima!

    ResponderExcluir
  76. Em 2015 fiz meu primeiro vôo da vida. Saindo de Curitiba 5:30 da manhã para Campinas. Avião Embraer 190 da Azul. Comecei a sentir a dor de cabeça no meio do vôo, só acompanhava o mapa de vôo na telinha torcendo pro vôo acabar logo e eu sair do avião porque a dor era insuportável... Achei que iria passar, mas, que nada... Passei o resto do dia com dor de cabeça, tomei alguns Dorflex e não adiantou muita coisa. No mesmo dia (final da tarde) voltei de carro para São Paulo e de lá (Guarulhos) voltei pra Curitiba. Curioso que na volta não senti dor. Só por volta das 18/19 horas (antes de embarcar pro vôo de volta) que parou a dor de cabeça... Na mesma semana fiz outros dois vôos de Curitiba para São Paulo próximo da hora do almoço (Airbus A320 da Tam) e dois dias depois foi a volta com o mesmo Azul E190 e não tive mais as dores. Eu acredito que tem a ver com a pressão mesmo... Ano que vem tenho uma viagem programada para Maceió, vôo longo, espero não ter esse episódio novamente, realmente a sensação é de estarmos tendo um AVC...

    Alguém achou alguma resposta plausível?

    ResponderExcluir
  77. Tenho uma dor semelhante: cefaleia em salvas. A pior dor do mundo. Excruciante. Sempre do lado direito, na altura da têmpora. A sensação é que estão enfiando uma chave de fenda. O olho fica inchado, tenho coriza, fotofobia e no auge da dor não consigo respirar direito, a sensação é que vou desmaiar. Só analgésico interrompe a dor, mas demora cerca de 30 minutos para fazer efeito. Então, é meia hora de horror, dá vontade de se matar e parar de sofrer.

    ResponderExcluir