Eu aguento, mas bebo leite.

, , 1 comentário


Imagine um mundo onde todo mundo, ou quase todo mundo ama comer blueberry, menos eu. As pessoas se reunem para comer blueberry, escrevem livros sobre blueberry, tem camisetas engraçadas sobre o quanto elas amam blueberry e principalmente, tem estabelecimentos feitos exclusivamente para aqueles que amam blueberry se reunirem e com o simples propósito de comer blueberry até cansar. Neste mundo, as pessoas comumente olham muito estranho para aqueles poucos que não comem blueberry e decidem pela mais simples forma de preconceito, excluir àqueles que não apreciam a fruta tanto quanto eles. Pois é, seria no mínimo... ridículo, vamos concordar. Não parece possível que gostar ou não de uma fruta defina seu lugar na sociedade, seus passeios de final de semana.. pois é. Agora substitua o blueberry por qualquer tipo de bebida alcóolica e eu digo "bem vindo a minha vida."

Desde que o mundo é mundo e eu comecei a poder me considerar "quase dona do meu nariz" meus colegas costumavam sair para beber depois da aula, do trabalho... Os momentos de beber eram a diversão e eu sempre me senti de fora disso. Eu nunca gostei de beber, nunca apreciei o gosto das mais diversas bebidas alcoólicas que provei e isso foi, sim, aos poucos me afastando dos eventos sociais mais comuns. Ainda bem, eu encontrei neste mundo de viciados "em blueberry" dois grupos consideravelmente grandes de amigos que concordam comigo, e mesmo os que por vez ou outra aproveitam essa outra parte da vida com outros amigos, conseguem perfeitamente se divertir sem ela.

Parece exagero e drama, mas sim, eu já perdi diversos amigos em potencial simplesmente porque eu não oferecia boa companhia no "happy hour" depois da aula, do trabalho, e já me afastei de grupos que eu amava a companhia porque o que eles conversavam no happy hour, na festinha, na madrugada - abandonada - era assunto que eu não podia participar no dia seguinte já que eu não estava lá, e isso se tornava uma bola de neve e de repente... bam. Uma parede de garrafas de cerveja vazias entre nós. Mas isso não é necessariamente ruim. Não há reais motivos para o torcedor enlouquecido do Grêmio se sentar na torcida do Internacional e nem por isso o mundo deixa de girar não é?

Muitas pessoas me perguntam "uma cerveja?" e quando eu nego me olham com olhos gigantes e logo vem as perguntas "tá dirigindo?", "tomando remédio?", "mas tá bem fraquinho..." e... não. Eu não bebo, porque eu não gosto de beber, assim como você, amigo, não vai ao clube porque você não gosta de piscina. Sim, todo mundo se diverte na piscina... você não, e tudo bem. O problema é que hoje em dia vivemos em um mundo "livre" onde jovens e adultos podem, ao menos onde eu vivo, tomar decisões cedo, fazer festas cedo, e isso gera uma obrigação de "agir como adulto" e neste pacote vem também a bebida. Uns acabam gostando de verdade, e tudo bem. Outros, como eu e meus amigos, não. "Mas por que você não gosta?" porque... não. Não, eu não tenho uma trágica história, eu não gosto do gosto, assim como você provavelmente não gosta de Pepsi. "Vai ficar no chá gelado?" Sim, eu amo chá gelado, assim como você ama Nutella. A outra pergunta mais clássica é "mas já provou?" ou o comentário grosseiro "não provou nada de bom, por isso não gosta". Sim, já provei, e não, não vou tomar 40 vezes até "me acostumar". Qual o motivo de me acostumar com algo que não me faria nenhum bem? A gente acostuma com remédio, com acordar cedo, com trabalhar pesado. Eu não preciso me acostumar a beber o que não gosto e não preciso beber, sou feliz assim, garanto!

É sempre muito estranho para mim, que eu tenha que me explicar sobre gostar ou não de beber, ficar bêbado, rolar na cerveja. Eu aceito você beber, você poderia aceitar eu não beber. Então por um mundo onde seja ok gostar de blueberry mas que também seja ok não gostar. Por um mundo onde seja ok eu ter uma camiseta sobre como framboesa é mais legal, mas principalmente, por um mundo onde cada um possa gostar do que quiser, seja café, cerveja, sessão da tarde, o filme do Pelé ou até mesmo usar Crocs com meia, contanto que você não queira obrigar seu amiguinho do lado a gostar também. Combinado? E só para deixar claro, eu adoro blueberry.

Um comentário: